Os Artistas

Carolina Assad

Descrita pelos críticos como “dona de uma voz linda, de veludo... uma crooner dos tempos do samba-canção...”(Luís Nassif, Folha de São Paulo, 2006), e “premissa de uma futura grande cantora” (Zé Carlos Cipriano, site Sovaco de Cobra, 2004), a carioca de 37 anos vem ganhando espaço na arena da música popular brasileira com seu irresistível timbre, apurada sensibilidade e personalidade intimista. Descendente de uma das mais talentosas famílias musicais brasileiras – a família Assad – Carolina deve sua precoce iniciação musical às várias sessões musicais familiares, que abrange um vasto repertório com raízes no choro, MPB, clássicos europeus e música contemporânea. Esta riqueza e versatilidade sonora contribuem na escolha de seu repertório, sempre refinado, agora presente em seu primeiro CD solo, que será lançado em 2014. O CD foi produzido e arranjado pela compositora, arranjadora, pianista e intérprete Clarice Assad.

Fascinada desde cedo pela diversidade na área de música vocal e coral, Carolina deu início à sua profissionalização musical como integrante do Coro Sinfônico Moacyr Bastos, no Rio de Janeiro, em 1998. Também estudou canto erudito e popular com as professoras Rosa Brandão (Bruxelas) e Tutti Baê (SP), entre outros.

Intérprete já com bastante experiência de palco, Carolina Assad vem percorrendo espaços renomados no Brasil, Estados Unidos, América Latina e Europa. Ao lado da família (Sérgio, Odair, Badi, Clarice, Rodrigo e seus avós Jorge e Dona Ica Assad), Carolina já se apresentou em palcos como o Canecão (RJ), Palais des Beaux-Arts de Bruxelles (Bélgica), Le Cassino de Paris (França), The Metropolitain Museum of Art (Nova York) e Pick Saiger Hall (Chicago), resultando no cd e DVD (Família Assad – Um Songbook Brasileiro, 2004).

Sempre em excelente companhia musical, a jovem cantora já colaborou com grandes nomes da MPB e música clássica, como o compositor e violonista Roberto Menescal, a cantora Wanda Sá, a cantora e multi-instrumentista Badi Assad e o percussionista Naná Vasconcelos (com participação no cd “Verde”, de Badi Assad, em 2004) e o violoncelista norte-americano Yo-Yo Ma (participando em uma faixa de seu CD “Songs of Joy and Peace”/2008, vencedor do Grammy Award for Best Classical Crossover Album, em 2010). Carolina também colaborou com talentosos artistas de sua geração, como o violonista, compositor e arranjador Gabriel Santiago, participando de seu CD autoral, em 2009.

Carolina Assad também foi integrante do sexteto vocal à capela BeBossa, um grupo de sonoridade sofisticada e contemporânea, com influências que vêm da música brasileira, do jazz, blues e grupos como Boca Livre, Os Cariocas, Manhatan Transfer e Take6, tendo como arranjador o regente e cantor Zeca Rodrigues. O grupo se apresentou em vários espaços pelo Brasil desde 2008, como Teatro Rival Petrobrás e Sala Baden Powell (RJ), incluindo vários Sesc's (entre RJ, SP e MG). Também naquele ano o BeBossa esteve presente no FAAL (Festival de Artes al Aire Libre), em Guayaquil (Equador).

Em projeto paralelo, o sexteto participou também do espetáculo "A Galeria do Menescal", com Roberto Menescal e Wanda Sá, desde 2009. O espetáculo foi gravado em CD e lançado em 2012 pelo selo SaladeSom Records.

Neste momento Carolina Assad participa de excursões pelo mundo todo com o Quinteto Assad (Carolina, Clarice, Badi e Sérgio e Odair Assad), tendo já se apresentado em festivais como o 23º Nuits de La Guitarre, em Patrimonio (França), 1st Latin American Cultural Festival (Qatar), e Brasil Festival Amsterdam, no Het Concertgebouw, (Holanda).