Os Artistas

Família Assad

FAMILIA ASSAD - UMA DINASTIA MUSICAL

“Notável senso de intimidade criativa, de três gerações talentosas que desfrutam da rara oportunidade de fazer música juntos.” - LA TIMES

A Família Assad é composta fundamentalmente pelos prestigiados irmãos e violonistas clássicos Sérgio e Odair, da criativa e multi-talentosa Badi e da notável e reconhecida compositora, pianista e vocalista Clarice. Os Assad desenvolveram ao longo de muitos anos sólidas carreiras individuais plenamente reconhecidas no cenário internacional. Os Assad raramente se apresentam como um grupo familiar.

Foi em 2004 que aconteceu a primeira turnê oficial da Família. Na época eram 8 no palco, somando ao quarteto atual, a presença da bela voz de Carolina (filha de Odair), do cantor e diretor cinematográfico Rodrigo (irmão de Clarice) e dos patriarcas Seu Jorge (bandolim) e Angelina (voz). A turnê visitou 10 cidades Norte-Americanas e compartilhou com o público esta rara união de três gerações familiares subindo ao palco para fazerem música juntos, esbanjando singulares talentos, múltiplo virtuosismo e distintos estilos, ao mesmo tempo que muita harmonia, emoção e amor. Eles mesmos dizem que o show da Família é mera desculpa para poderem estar juntos, pois como moram individualmente em lugares diferentes do mundo, celebram todas as oportunidades para confraternizarem-se pessoalmente.

O lançamento desta aventura aconteceu no ilustre Templo de Dendur, no Metropolitan Museum, Nova York. Esta foi a primeira vez em que os pais de Sérgio, Odair & Badi, Seu Jorge e Angelina, pisaram em palcos internacionais, e não se intimidaram. Ao final do espetáculo foram ovacionados. Na Califórnia, Angelina foi chamada, pelo LA Times de ‘A Billie Holiday Brasileira’ e em San Francisco aconteceu o ápice da tour quando Seu Jorge completou 80 anos em cena, presenciando uma plateia de 2000 pessoas cantando happy birthday to you. Muita emoção.

Um ano mais tarde este mesmo espetáculo aconteceu no Palais de Beaux Arts, na Bélgica e se transformou no destacado CD e DVD ‘Um Momento de Puro Amor’.

Com o falecimento de Seu Jorge, 2011, os Assad idealizaram um quinteto, continuando a explorar canções escritas por compositores emblemáticos do Brasil, assim como suas próprias obras.

Este Quinteto, voltou em 2011 para excursionar uma vez mais pelos Estados Unidos e Europa. Na Holanda tiveram a presença da então Princesa Máxima Zorreguieta e na Bélgica representaram o Brasil dentro do prestigiado Festival da Europália. De Bruxelas embarcaram para o Primeiro Festival Latino-Americano da história do Qatar.

Em 2012 a cidade de São João da Boa Vista inaugurou o Festival Assad, dedicado à família, convidando os mais prestigiados músicos Brasileiros, em todos os gêneros que a família representa (choro, erudito, popular e universal).

Em 2012 a cidade de São João da Boa Vista inaugurou o Festival Assad, dedicado à família, convidando os mais prestigiados músicos Brasileiros, em todos os gêneros que a família representa (choro, erudito, popular e universal).