Notícias

28.04.2014

Badi Assad fará show de abertura da 1ª Semana Assad 2012

Um show inesquecível está marcado para acontecer no dia 27 de julho, às 20h30, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista. E isso é o mínimo que se pode esperar de um show com a violonista, cantora, percussionista e compositora Badi Assad, ainda mais porque o show marca a abertura da 1ª Semana Assad. Semana dedicada a valorizar e resgatar as raízes musicais da Família Assad, que tem seu berço em São João da Boa Vista, além de homenagear a família de artistas reconhecida internacionalmente pelo talento no cenário musical.

 

A Semana

A Semana segue até o dia 31 de julho e terá shows com: Barbatuques (Dia 28), Camerata Fukuda (Dia 29), Choro Rasgado (Dia 29), Sérgio e Odair Assad (Dia 30), e se encerra com o show de Carlinhos Antunes (Dia 31).

As apresentações terão ainda a participação especial de Clarice Assad, Carolina Assad e Dona Ica (matriarca da família).

Promovido pela Amite – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista – o evento foi possível após aprovação de Projeto no Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; e da Secretaria de Estado da Cultura, através de recursos estipulados pelo Proac – Programa de Ação Cultural.

São parceiros da Semana: Autocam, Big B Salgadinhos, Imprensa Oficial, Mineração Curimbaba, Textil São João, Soufer, Tabelionato Ceschin e Prefeitura Municipal.

 

Badi Assad

Questionada sobre como se sentiu ao saber que a Amite pretendia fazer uma Semana especial em homenagem à Família, Badi contou o que sentiu: “Todos nos sentimos muito felizes pelo reconhecimento, pois temos consciência do quanto andamos por este mundo divulgando a música brasileira e sempre contamos com muito orgulho sobre nossa procedência do interior paulista”, disse.

Badi também comentou sobre a importância da família Assad, que tem hoje seu talento reconhecido no mundo todo e falou do orgulho dos irmãos: “Sérgio e Odair revolucionaram o universo do violão erudito mundial quando começaram a levar ao palco 'coração, fogo, intensidade, ritmo'; introduzindo repertórios novos e acreditando na força latina. Digo isso com muito orgulho, pois vejo brilho nos olhos de violonistas no mundo inteiro quando digo ser irmã deles. Não é a toa que são considerados um dos melhores duos de violão de toda a história”.

E continuou: “Quanto a mim, introduzi uma forma nova, minha, misturando técnicas diversas do violão, ao mesmo tempo que utilizo a voz, cantando ou como instrumento acompanhante. Causei também boas impressões por aí afora. Agora é a vez da Clarice (filha de Sérgio Assad) mostrar-se ao mundo. Ela tem tanto talento que coloca nós três no banco reserva”, brincou.

A sanjoanense disse acreditar que a Semana Assad pode enriquecer o Brasil culturalmente: “Vejo uma oportunidade muito grande desta Semana se tornar mundialmente conhecida devido a enorme vontade de muitos jovens violonistas de ter aulas com meus irmãos, mundo afora. E também, como temos muitos talentos diversos na família, que abrangem tantos diferentes gêneros: música erudita (Duo assad), chorinho (Seu Jorge), música de seresta (Dona Ica), contemporânea (Clarice), MPB (eu), temos a possibilidade de atrair não somente violonistas, mas uma gama de músicos, interessados em tudo isso: canto, percussão, piano... Espero que o público aproveite esta Semana e, assim, conheça também nossa região que é tão linda”, ratificou.

A cantora fez questão de falar da admiração que sente pelo pai ‘Seu Jorge’, falecido em 2011, e sua contribuição na sua formação artística: “Ele e nossa mãe Angelina tiveram a maior das contribuições possíveis: Viram um potencial artístico e acreditaram nisso. Simplesmente investiram tudo o que tinham (e o que não tinham) para que pudéssemos nos dedicar à música. Nossa formação veio basicamente do amor”.

Badi contou do longo caminho percorrido e do esforço necessário até o trabalho fosse reconhecido: “Sempre caminhei passo após passo, com muitas facilidades e dificuldades. Nada veio por acaso, sempre tudo foi muito trabalhado e com meu suor conquistado. Acredito que tenha sido o mesmo para meus irmãos. Sendo assim, tudo veio no seu tempo, nada chegou ou foi desfrutado antes do seu tempo. Acredito que por isso, nunca houve um deslumbramento”, disse.

Quanto às expectativas do show: “Esperem uma montanha russa de emoções com uma pitada de ousadia. Esperamos que esse seja a primeira de muitas Semanas, pois gostamos de abraçar um evento com nossas raízes. Uma forma de manter vivo em nós essa ligação bonita e verdadeira com São João da Boa Vista”, finalizou.

 

A Sanjoanense

Irmã caçula dos violonistas Sérgio e Odair Assad, Badi nasceu em São João da Boa Vista/SP e também seguiu a carreira musical como violonista, cantora, percussionista e compositora. Seus estudos musicais começaram na infância com um pequeno teclado.

Aos 14 anos, quando os irmãos mais velhos saíram de casa para fazer carreira internacional como concertistas, começou a tocar violão para acompanhar o pai, Seu Jorge, bandolinista. Depois se formou em violão no Rio de Janeiro. Venceu o Concurso Jovens Instrumentistas em 1984 e passou a explorar novas possibilidades com a voz e a percussão no próprio corpo.

Seu primeiro álbum solo foi "Dança dos Tons", lançado em 89. No início da década de 90 apresentou-se em festivais como Free Jazz Festival e Heineken Concerts, ao lado de Heraldo do Monte, Raul de Souza, Raphael Rabello, Dori Caymmi e outros.

A carreira internacional tomou força a partir de 94, quando assinou com o selo Chesky Records e gravou o disco "Solo".

No ano seguinte foi a vez de "Rhythms", que obteve repercussão no cenário violonístico. Depois vieram "Echoes of Brazil" (97), "Chamaleon" (Verve, 99) e “Wonderland” (2004) aclamado pela crítica internacional. Em 2010 lançou seu primeiro DVD "Badi Assad", comemorando 20 anos de carreira.

A experimentação sonora com a voz é uma das marcas registradas de seu trabalho.


Mais notícias
11.04.2014

Grupo Choro Rasgado ministra Oficina para jovens músicos Considerados especialistas no gênero, Rodrigo Y Castro, Roberta Valente, Alessandro Penezzi e Zé Barbeiro, darão oportunidade a músicos amadores...

28.04.2014

Carlinhos Antunes lança CD em São João da Boa Vista Músico é um dos convidados a se apresentar durante a 1ª Semana Assad, que ocorre de 27 a 31...

28.04.2014

Amite promove coletiva e apresenta 1ª Semana Assad à imprensa Evento será entre os dias 27 e 31 de Julho no Theatro Municipal de São João da Boa Vista...

28.04.2014

Coquetel marca lançamento da 1ª Semana Assad Em um coquetel que reuniu autoridades e patrocinadores no Theatro Municipal de São João, na noite de quarta-feira, dia...

28.04.2014

Carlinhos Antunes fala de sua relação com a Família Assad Músico lança CD em São João com participação especial de Clarice Assad e Eduardo Lobo... “Um músico cuja as canções...

28.04.2014

Sérgio Assad recebe honraria de universidade americana Músico foi reconhecido com grau honorário de ‘Doutor em Música’ pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Arizona... O...