Notícias

28.04.2014

Melhor Duo de Violões do Mundo estará em São João da Boa Vista

Foi ainda na infância que eles se apaixonaram pela música e decidiram fazer dela sua vida. Inspirados pelos pais: Seu Jorge (bandolinista) e Dona Ica (cantora de Serestas), Sérgio e Odair Assad estudaram e tornaram-se um fenômeno internacional pela qualidade da sonoridade de seus violões. E esse show de boa música vai poder ser conferido no Theatro Municipal de São João da Boa Vista durante a 1ª Semana Assad que ocorre entre os dias 27 e 31 de julho e terá entrada franca no Theatro Municipal.

Também fazem parte da programação da Semana: Badi Assad, Barbatuques, Camerata Fukuda, Choro Rasgado e Carlinhos Antunes.

A CARREIRA

Conhecidos pelo virtuosismo revitalizaram o universo da composição contemporânea para o violão e ganharam os palcos do mundo.

Paulistas, ambos começaram a tocar em casa com o pai. Em 1969 mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde estudaram violão clássico por sete anos com Monina Tavora, ex-pupila de Andres Segovia. No final da década de 70 começaram a investir na carreira internacional, ganhando o prêmio máximo em Bratislava (Eslováquia). Depois viajaram para os Estados Unidos e a partir de 1983 radicaram-se na Europa.

O Duo Assad chamou a atenção da crítica especializada por sua total sintonia de técnica e interpretação. Por serem irmãos, Sérgio e Odair começaram a tocar na mesma época, tiveram aula com os mesmo professores e aprenderam as mesmas técnicas, resultando em uma interação absoluta entre o som dos dois violões. Tiveram uma carreira de muito sucesso na Europa, participando de festivais em todo o mundo e colecionando prêmios. Compositores como Astor Piazzolla e Radamés Gnattali compuseram peças especialmente para o Duo, que também se apresentou acompanhado por orquestras em vários países.

Sérgio Assad fez questão de dizer o que sentiu ao saber da organização do evento que leva o nome de sua família: “Sentimos uma emoção muito forte ao sabermos da Semana. Ficamos felizes em ver o esforço do nosso querido pai, Seu Jorge Assad, ser reconhecido. Ele não poupou esforços para nos dar oportunidade de trilhar o caminho musical”.

Emocionado falou sobre o pai: “Todos que chegaram a conhecê-lo sabem muito bem o quanto ele era apaixonado por música e a grande capacidade que tinha de ensinar e passar essa paixão. Muitas pessoas aqui em São João tiveram o privilégio de aprender com ele e hoje são grandes músicos. Nós filhos, tivemos a sorte de sermos os primeiros a despertar a sua dedicação e ele não mediu esforços para nos fazer trilhar este caminho tão sinuoso mas tão gratificante que é o da musica”, disse.

 

AS DIFICULDADES

Sérgio falou também das dificuldades enfrentadas ao lado do irmão Odair: “O Duo Assad sempre atuou em uma área categorizada como elitista no panorama musical brasileiro. Embora nossa bagagem musical tenha sido sempre bastante ampla, acabamos por ser categorizados de uma forma que não nos deu oportunidade de criarmos no Brasil uma situação mais favorável. Acabamos deixando o Brasil nos anos 80 e tivemos muito êxito fora daqui porque a aceitação do nosso tipo de arte era e continua sendo bem maior lá fora”, disse

Ele falou ainda da admiração pelo trabalho da irmã Badi e da filha Clarice Assad: “Nossa irmã desde o inicio da carreira optou por trilhar um caminho diferente do nosso, fazendo um tipo de arte que esta mais dentro dos padrões aceitáveis e esperados de um artista que quer fazer uma carreira nacional. Não obstante o trabalho dela é também muito admirado e respeitado fora do Brasil. Já a Clarice (Assad), desafia qualquer tipo de definição categorizada e começa a ter um grande sucesso a nível internacional”.

Sobre a importância do evento para a cidade, ele foi enfático: “Acredito que São João da Boa Vista pode tornar-se um grande polo musical dedicado ao desenvolvimento artístico de jovens talentos brasileiros que aqui virão”.

O RECONHECIMENTO

Sobre o reconhecimento mundial da carreira, Sergio contou que de forma alguma pensaram em tanto sucesso: “Chegamos mesmo a pensar em outras carreiras. Acredito, entretanto, que mesmo que não tivéssemos seguido a carreira musical, teríamos continuado a fazer musica como nosso pai sempre fez, mesmo que a  nível amador que tem tanta validade, ou talvez ainda mais do que a praticada a nível profissional”

Para o show que terá a participação especial de Carolina Assad (filha de Odair) e Dona Ica (matriarca da família), Sérgio disse que o público pode esperar uma volta as raízes brasileiras. “Vamos contar um pouco da historia do violão brasileiro através de arranjos novos de musicas importantes do repertorio do violão brasileiro do passado”.

E continuou: “Acalentamos o sonho de que a Semana Assad dure bastante tempo para possamos ao longo dos anos transformá-la em um acontecimento internacional. Existe fora do Brasil alguns “Summer camps” dedicados à musica brasileira. O mesmo publico que frequenta estes centros educacionais viria com muito interesse ao Brasil”, finalizou.

1ª SEMANA ASSAD

A Semana ocorre entre os dias 27 e 31 de julho no Theatro Municipal e entre os artistas convidados estão: Badi Assad, Duo Assad, Barbatuques, Camerata Fukuda, Choro Rasgado e Carlinhos Antunes. A 1ª Semana Assad visa valorizar e resgatar as raízes musicais da Família Assad, que tem seu berço em São João da Boa Vista, além de homenagear a família de artistas reconhecida internacionalmente pelo talento no cenário musical.

Promovido pela Amite – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista – o evento foi possível após aprovação de Projeto no Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; e da Secretaria de Estado da Cultura, através de recursos estipulados pelo Proac – Programa de Ação Cultural.

São parceiras da Semana: Autocam, Big B Salgadinhos, Imprensa Oficial, Mineração Curimbaba, Textil São João, Tabelionato Ceschin, Soufer e Prefeitura Municipal.


Mais notícias
11.04.2014

Grupo Choro Rasgado ministra Oficina para jovens músicos Considerados especialistas no gênero, Rodrigo Y Castro, Roberta Valente, Alessandro Penezzi e Zé Barbeiro, darão oportunidade a músicos amadores...

28.04.2014

Carlinhos Antunes lança CD em São João da Boa Vista Músico é um dos convidados a se apresentar durante a 1ª Semana Assad, que ocorre de 27 a 31...

28.04.2014

Amite promove coletiva e apresenta 1ª Semana Assad à imprensa Evento será entre os dias 27 e 31 de Julho no Theatro Municipal de São João da Boa Vista...

28.04.2014

Coquetel marca lançamento da 1ª Semana Assad Em um coquetel que reuniu autoridades e patrocinadores no Theatro Municipal de São João, na noite de quarta-feira, dia...

28.04.2014

Carlinhos Antunes fala de sua relação com a Família Assad Músico lança CD em São João com participação especial de Clarice Assad e Eduardo Lobo... “Um músico cuja as canções...

28.04.2014

Sérgio Assad recebe honraria de universidade americana Músico foi reconhecido com grau honorário de ‘Doutor em Música’ pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Arizona... O...