Notícias

29.04.2014

Compositor e bandolinista Hamilton de Holanda lança 25º disco

 

O 27º também deve sair neste ano: um disco instrumental dedicado ao capricho, gênero que namora com vários ritmos e tem forma livre.

Já a qualidade é explicada pela inventividade das interpretações e das composições de Hamilton, que o fazem cada vez mais respeitado no Brasil e no exterior.
Ao escrever novo capítulo na história de seu instrumento --criou uma estética ao inventar o bandolim de dez cordas, quando o tradicional tem oito--, ele, que já foi chamado de "Jimi Hendrix do bandolim", tem despertado interesse de parceiros de respeito.

No Brasil, a lista de músicos com quem Hamilton já tocou inclui Milton Nascimento, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, João Bosco, Beth Carvalho, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, André Mehmari e Yamandu Costa.

"Hamilton é um dos músicos mais geniais que conheci. Criou uma escola, isso é inegável", diz Milton Nascimento. "Hoje, ninguém fala de música brasileira no exterior sem citar o nome de Hamilton de Holanda", completa o cantor, com quem o bandolinista deve gravar um disco.
A afirmação de Milton sobre o respeito conquistado por Hamilton no exterior é corroborada quando se observa o time que acompanhou o brasileiro na gravação de "Mundo de Pixinguinha", álbum em homenagem ao maior nome do choro.

No disco, com lançamento previsto para este segundo semestre, Hamilton faz duetos com grandes nomes do jazz como Wynton Marsalis, Chucho Valdés, Omar Sosa e Stefano Bollani, entre outros.

O reconhecimento também vem da ECM Records, maior gravadora de jazz do mundo, que lançará álbum que Hamilton gravou com Stefano Bollani.

TRIO
Depois de trabalhos com diversas formações --performance solo, em duo e em quinteto, e até acompanhado por orquestra--, agora Hamilton lança seu primeiro disco gravado em trio.

No álbum, simplesmente batizado de "Trio", ele é acompanhado por André Vasconcellos (contrabaixo acústico) e Thiago da Serrinha (percussão).

"No formato de trio, o instrumento está no esplendor máximo", diz Hamilton. "Quero fazer [música] para todo mundo. Depois que meus filhos nasceram, minha percepção de música mudou", completa.

No repertório, além de oito composições do bandolinista, há uma parceria com Yamandu Costa, "Aboio", e regravações de temas de Chico Buarque ("O Que Será" e "Sinhá", esta com João Bosco) e de Baden Powell ("Pai").

 

Matéria de Lucas Nobile
Publicada no Jornal Folha de São Paulo - 16/07/2013

Legenda da foto: Hamilton de Holanda no Recreio dos Bandeirantes, Rio
Foto: Daniel Marenco/ Folhapress


Mais notícias
11.04.2014

Grupo Choro Rasgado ministra Oficina para jovens músicos Considerados especialistas no gênero, Rodrigo Y Castro, Roberta Valente, Alessandro Penezzi e Zé Barbeiro, darão oportunidade a músicos amadores...

28.04.2014

Carlinhos Antunes lança CD em São João da Boa Vista Músico é um dos convidados a se apresentar durante a 1ª Semana Assad, que ocorre de 27 a 31...

28.04.2014

Amite promove coletiva e apresenta 1ª Semana Assad à imprensa Evento será entre os dias 27 e 31 de Julho no Theatro Municipal de São João da Boa Vista...

28.04.2014

Coquetel marca lançamento da 1ª Semana Assad Em um coquetel que reuniu autoridades e patrocinadores no Theatro Municipal de São João, na noite de quarta-feira, dia...

28.04.2014

Carlinhos Antunes fala de sua relação com a Família Assad Músico lança CD em São João com participação especial de Clarice Assad e Eduardo Lobo... “Um músico cuja as canções...

28.04.2014

Sérgio Assad recebe honraria de universidade americana Músico foi reconhecido com grau honorário de ‘Doutor em Música’ pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Arizona... O...