Notícias

29.04.2014

Yamandu Costa se apresenta dia 27 de julho no Theatro de São João

O músico Yamandu Costa, um dos violonistas brasileiros mais respeitados do país é a atração desse sábado, dia 27 de julho, às 20h30, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista. O show gratuito integra a programação da 2ª Semana Assad – 2013, evento que visa valorizar e resgatar as raízes musicais da Família Assad, família de artistas reconhecida internacionalmente pelo talento no cenário musical.

Para tentar garantir o ingresso para a apresentação é preciso chegar ao Theatro com, no mínimo, uma hora e meia de antecedência do início do show. Serão fornecidos dois ingressos por pessoa.

É importante destacar que idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, Sócio-Amite, Cliente Prime Bradesco, patrocinadores e empresas amigas do Theatro terão entrada preferencial.

O Theatro Municipal tem capacidade para 700 pessoas.

 

YAMANDU COSTA

Essa é a segunda vez que o músico gaúcho vem à São João. Em 2012, ele esteve no show do Duo Assad, durante a Semana Assad 2012, mas apenas como convidado.

Questionado sobre sua relação com os músicos da Família Assad, Yamandu disse serem amigos de longa data e ter grande respeito pela Família.

O músico gaúcho falou ainda sobre a valorização de sua música: “Sou de uma geração que está muito valorizada e reconhecida, haja vista a quantidade de festivais de musica instrumental por todo o país e com grande sucesso e em cidades que normalmente seriam improváveis, como o de São João/SP, Jeriquaquara/CE, Itajaí/SP e Piracicaba/SP”.

Yamandu toca estilos diversos como choro, bossa nova, milonga, tango, samba e chamamé, difícil enquadrá-lo em uma corrente musical principal, dado que mistura todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas.

Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão, renovando antigos temas e apresentando composições próprias de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.

 

SHOW MAFUÁ

A história de Mafuá começa em 2005, quando o Yamandu se apresentou em festival no sul da Alemanha. Na plateia estava o também violonista, produtor e engenheiro de som Peter Finger, que ficou impressionado com o que viu e ouviu: “Tudo naquele jovem violonista parecia estar em perfeita sintonia: técnica, musicalidade, groove, humor e uma exuberante alegria ao tocar. Foi um dos concertos mais impressionantes que já assisti”, escreveu mais tarde em seu blog. Ao final da apresentação, Finger convidou Yamandu para participar do Open Strings Festival em sua cidade, Osnabrueck e gravar um CD em um estúdio que é o paraíso para os violonistas.

Dois anos depois, em 2007, Yamandu estava de volta à Alemanha, e depois de se apresentar no Open Strings, hospedou-se na casa-estúdio de Finger. As condições de gravação que encontrou no estúdio Wonderland o deixaram fascinado. “Peter Finger tem um complexo de gravadora, anfiteatro e loja de música e ali ele realiza concertos, grava CDs, uma coisa impressionante“, conta Yamandu. “Tudo era voltado para a sonoridade e a acústica do violão, desde a arquitetura da casa até o mínimos detalhes dentro do estúdio”, completa o músico gaúcho.

E durante os dois anos de intervalo entre o convite e a viagem para a Alemanha, o violonista montou seu repertório com calma. “Eu vinha trabalhando há muito nestes temas, demorou pra eu pensar em fazer um disco solo, leva um tempo até que você tenha tranquilidade para gravar. Dessa vez, senti que já tinham amadurecido e que gravá-los era uma forma de me desapegar dos temas”, analisa Yamandu. Das 13 músicas do repertório, apenas três não são de sua autoria: a faixa-titulo “Mafuá” (Armandinho Neves), “Quem é Você” (Zé Gomes) e “Lalão” (Lalão).

Yamandu faz questão de destacar a sua parceria com Peter Finger, que comandou a gravação usando equipamentos de altíssima qualidade, como microfones feitos à mão. “Depois, na hora de masterizar, ele ainda dava um pouco de seu toque”, conta, acrescentando que Finger também é um excelente violonista e que por isso mesmo é um produtor e um engenheiro de som da melhor qualidade. Yamandu Costa contou ainda com a co-produção de sua esposa, a violonista Elodie Boundy, na realização de Mafuá.

Nono álbum na discografia de Yamandu Costa, Mafuá já não é privilégio dos exigentes ouvintes alemães e europeus.

 

AMITE

Promovido pela AMITE, a realização do evento só foi possível em 2012 após aprovação de Projeto no Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; e da Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio de recursos estipulados pelo Proac – Programa de Ação Cultural. Isso sem falarmos dos empresários que patrocinaram o evento e sem os quais a Semana seria inviável.

Para a realização da Semana Assad 2013, a AMITE contou com o apoio da Prefeitura Municipal e a parceiras de empresas como: Mineração Curimbaba, Bradesco, Tabelionato Ceschin, Solfer, Ibéria Embalagens, Autocam, FerAlvarez, Dacota – Fios e Cabos Elétricos, Sempre Vale Supermercados e Textil São João.


Mais notícias
11.04.2014

Grupo Choro Rasgado ministra Oficina para jovens músicos Considerados especialistas no gênero, Rodrigo Y Castro, Roberta Valente, Alessandro Penezzi e Zé Barbeiro, darão oportunidade a músicos amadores...

28.04.2014

Carlinhos Antunes lança CD em São João da Boa Vista Músico é um dos convidados a se apresentar durante a 1ª Semana Assad, que ocorre de 27 a 31...

28.04.2014

Amite promove coletiva e apresenta 1ª Semana Assad à imprensa Evento será entre os dias 27 e 31 de Julho no Theatro Municipal de São João da Boa Vista...

28.04.2014

Coquetel marca lançamento da 1ª Semana Assad Em um coquetel que reuniu autoridades e patrocinadores no Theatro Municipal de São João, na noite de quarta-feira, dia...

28.04.2014

Carlinhos Antunes fala de sua relação com a Família Assad Músico lança CD em São João com participação especial de Clarice Assad e Eduardo Lobo... “Um músico cuja as canções...

28.04.2014

Sérgio Assad recebe honraria de universidade americana Músico foi reconhecido com grau honorário de ‘Doutor em Música’ pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Arizona... O...