Notícias

29.04.2014

Semana Assad atrai mais de 3.500 pessoas ao Theatro de São João

Ícones da música brasileira estiveram em São João da Boa Vista entre os dias 26 e 30 de Julho para se apresentar no Theatro Municipal durante a realização da 2ª Semana Assad. Promovido pela Amite – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista – visa valorizar e resgatar as raízes musicais da Família Assad. Família de artistas sanjoanenses reconhecida internacionalmente por seu talento na área musical.

Nesta segunda edição, o evento reuniu cerca de 3.500 pessoas (média de 500 por dia) para ver Yamandu Costa, Fábio Zanon, Hamilton de Holanda e André Mehmari, Grupo Choro das 3, Grupo Pau Brasil e o Quintet Assad, formado por Sérgio, Odair, Badi, Carolina e Clarice Assad em cinco dias descritos pelo público como “inesquecíveis”. Público esse, que veio de diversas localidades, entre elas: São José do Rio Pardo/SP, Mococa/SP, Rio Claro/SP, São Carlos/SP, São Paulo/SP, Piracicaba/SP, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Austrália, Taiwan (China), Nova York (Estados Unidos), entre outros.

O evento possibilitou ainda, que estudantes de música participassem de oficinas e master classes gratuitos com alguns desses artistas reconhecidos como os melhores da atualidade.

Na solenidade de encerramento da Semana, realizada no dia 30, a presidente da Amite, Fafá Noronha, fez questão de destacar a fundamental importância das empresas que patrocinaram esta edição do evento: Autocam, Bradesco, Dacota – fios e cabos elétricos, Feralvarez, Ibéria embalagens, Mineração Curimbaba, Soufer, Sempre Vale Supermercados, Tabelionato Ceschin, Textil São João e o apoio da Prefeitura de São João.

Na ocasião, Fafá ainda anunciou que a 3ª edição da Semana foi aprovada na Lei Rouanet e que, em 2014, o patriarca da Família Assad, Sr. Jorge Assad, completaria 90 anos e o Theatro Municipal entrará em seu centenário.

Conforme destacou, o objetivo da Semana Assad é proporcionar entretenimento e fazer com que grandes músicos também deixem um pouco de sua experiência em cada oficina ministrada. Ela também fez questão de agradecer a Família Assad pela confiança depositada em toda a equipe AMITE e todos os que apoiaram, incentivaram e aplaudiram a 2ª Semana Assad.

Chamados ao palco, Sérgio e Odair Assad fizeram questão de falar: “Obrigada a todos vocês. Essa semana foi maravilhosa. Desejamos que esse Festival seja internacional”, disse Sérgio.
Odair completou: “O mais maravilhoso dessa Semana são vocês, que prestigiam esse evento”, finalizou.


AMITE
“O nome dos ASSAD possui tamanha força no universo artístico, que é difícil mensurar a grandiosidade dessa Semana. Engana-se quem acredita que apenas grandes centros são capazes de exercer a função de um polo cultural. São João da Boa Vista com certeza tornou-se referência artística nacional”, destacou Fafá Noronha ao final do show.

Sobre a satisfação em ter sido, juntamente com Vânia Noronha (presidente da Associação em 2012), uma das idealizadoras do evento, ela comentou: “É difícil descrever tudo que estou sentindo com a realização dessa 2ª Semana. Ela superou nossas expectativas. Conviver com esses músicos, com alunos extasiados com a oportunidade de se aproximar desses "ícones" da música brasileira, foi emocionante”.

PÚBLICO
“O evento foi de alto nível. Me emocionei muito. A qualidade dos músicos é surpreendente”, afirmou o professor e físico Dulcídio Braz Filho, que assistiu à maioria das apresentações.

Empolgada também estava a professora Carolina Perucchetti Gallego: “Sem exageros, os músicos são de uma excelência incomensurável. Todo sanjoanense que aprecia a música, tem o dever de divulgar a Semana Assad e, mais que isso, comparecer, participar, se envolver e fazer com que este grande encontro de amigos e gênios musicais, dure por muitas e muitas gerações”.

Amante da música instrumental, o supervisor Maurício da Silva Miguel fez questão de comentar a qualidade do evento: “Acho esse evento importante porque coloca São João em destaque. Assim podemos nos tornar um polo cultural. E o mais importante desse Evento é que ele deixa um legado para a nova geração que esta carente de musica de qualidade. A programação desse ano vai ser difícil de ser superada”.

Para a sanjoanense e professora de música do Conservatório de Tatuí, Josiane Gonçalves, os shows e oficinas oferecidos deram oportunidade a jovens músicos: “Durante esses dias, São João se tornou um grande centro musical, com renomados músicos brasileiros e alunos vindos de diversas localidades. Todos os shows e master classes foram incríveis e nos deram a oportunidade de vivenciar um pouco do talento desses grandes mestres. Vida longa à Semana Assad”.

De Porto Alegre/RS vieram a violonista Andrea Perrone e a cantora Christine Amoretti. Elas permaneceram em São João durante os cinco dias do evento e estavam maravilhadas com a recepção que tiveram: “Sou autodidata e, a Família Assad me influenciou muito. Aprendemos muito nesses cinco dias. A forma como as dicas foram colocadas nas Oficinas, permitiram que nós a adaptássemos ao nosso jeito de tocar”, disse Andrea.


“Quando viemos a São João não sabíamos o que iríamos encontrar, mas adoramos a cidade e o povo. Fomos muito bem recebidas”, ressaltou Christine.

São José do Rio Pardo também estava representada. O estudante Alisson José Estevam dos Santos, de 15 anos, comentou sobre as Oficinas e Master que participou: “É possível aprender muito com os master classes, sem falar o contato com outros estudantes. Sergio e Odair vão além”.

“É um privilégio poder participar desse evento. Nos meus anos de estudo sempre procurei seguir os melhores e eles estão aqui”, destacou o músico Eduardo Aguiar de Oliveira.

Vindo de Rio Claro/SP, o músico Renato Sarmento disse: “Conseguimos condensar em pouco tempo muita informação. Agora temos mais inspiração para estudar”.

“É um orgulho poder estar aqui. Seria bom que os patrocinadores soubessem a dimensão disso tudo. Eu não preciso sair do país para ver os melhores do mundo”, disse a estudante de música Larissa Carnecine de Oliveira.

E da Austrália para a Semana Assad, Heloisa McMilan deu seu depoimento: “Ficamos impressionados com o nível das apresentações e dos master classes e oficinas. Já vamos nos preparar para 2014”.


Mais notícias
11.04.2014

Grupo Choro Rasgado ministra Oficina para jovens músicos Considerados especialistas no gênero, Rodrigo Y Castro, Roberta Valente, Alessandro Penezzi e Zé Barbeiro, darão oportunidade a músicos amadores...

28.04.2014

Carlinhos Antunes lança CD em São João da Boa Vista Músico é um dos convidados a se apresentar durante a 1ª Semana Assad, que ocorre de 27 a 31...

28.04.2014

Amite promove coletiva e apresenta 1ª Semana Assad à imprensa Evento será entre os dias 27 e 31 de Julho no Theatro Municipal de São João da Boa Vista...

28.04.2014

Coquetel marca lançamento da 1ª Semana Assad Em um coquetel que reuniu autoridades e patrocinadores no Theatro Municipal de São João, na noite de quarta-feira, dia...

28.04.2014

Carlinhos Antunes fala de sua relação com a Família Assad Músico lança CD em São João com participação especial de Clarice Assad e Eduardo Lobo... “Um músico cuja as canções...

28.04.2014

Sérgio Assad recebe honraria de universidade americana Músico foi reconhecido com grau honorário de ‘Doutor em Música’ pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Arizona... O...