Notícias

Especialista no violino popular confirma presença no Festival

Com técnica apurada, o violinista Ricardo Herz passa por baião, forró, samba e chorinho com autoridade e intimidade absolutas

Elogiado por Dominguinhos, Hamilton de Holanda e Edu Lobo, Ricardo Herz é um especialista no violino popular brasileiro. E toda essa originalidade e talento poderão ser vistas bem de perto pelo público no próximo dia 31 de julho, às 19h, quando, juntamente com a Camerata Fukuda, o artista encerra o Festival Assad – um dos mais relevantes festivais de música instrumental do país,  no palco do Theatro Municipal de São João da Boa Vista/SP. Desde o dia 27 de julho muitos artistas renomados se apresentaram no Theatro Municipal da cidade.  

Carreira

Conhecido como o reinventor do violino brasileiro. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno.  Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros,  africanos e o sentido de improvisação do jazz. No ano de 2021, recebeu o Prêmio Profissionais da Música  em duas categorias: Artista Instrumental e Autor Instrumental.

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação começou aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda, em São Paulo.  Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz.

De volta ao Brasil desde 2010, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos. Também tem se apresentando como solista com orquestras de todo o país, como Yamandú Costa, Dominguinhos, Nelson Ayres, Proveta, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de João Pessoa, Orquestra Municipal de Jundiaí, Grupos de Referência do Projeto Guri, Orquestra Filarmônica de Violas, Orquestra Brasil entre outros.

Herz tem dez álbuns lançados. Além dos dois álbuns do “Ricardo Herz Trio” e dois gravados solo, Herz gravou diversos CDs em duo, como os trabalhos com o vibrafonista Antonio Loureiro, com Samuca do Acordeon, com o pianista, maestro e arranjador Nelson Ayres e com Yamandú Costa. Em 2019, lançou seu décimo trabalho: Nova Música Brasileira para Cordas – com a orquestra feminina de cordas cubana Camerata Romeu. 

Tem feito lives e gravado vídeos com a violinista e rabequeira Vanille Goovaerts, sua companheira, com quem tem um duo desde 2019. Também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular, tendo ministrado diversos cursos em festivais. Recentemente lançou o primeiro método online de violino popular brasileiro.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação