Nascido em Mococa/SP, o arranjador, compositor e violonista clássico brasileiro, junto ao seu irmão mais jovem Odair, deu vida ao Duo Assad, chamado pela crítica como “um dos principais duos de violão clássico do mundo.
Sua excepcional maestria vem tanto de uma família rica em tradição musical brasileira quanto dos estudos com a violonista/lutenista Monina Távora (1921-2011), discípula de Andrés Segovia. Além de estabelecer novos padrões de desempenho, os Assads desempenharam um papel importante na criação e introdução de novas músicas para duas guitarras. Seu virtuosismo inspirou uma ampla gama de compositores a escrever para eles, incluindo Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone.
Junto ao irmão Odair, começou carreira internacional com um grande prêmio no Concurso de Jovens Artistas de 1979 em Bratislava. Seu repertório inclui música original e releituras de música folk e jazz, além de música latina de quase todos os estilos. Seu repertório clássico padrão inclui transcrições da grande literatura barroca para teclado de Bach, Rameau e Scarlatti e adaptações de obras de figuras tão diversas como Gershwin, Ginastera e Debussy. Seus programas de turnê são sempre uma mistura convincente de estilos, épocas e culturas.