Músicos destacaram o legado da família Assad para o instrumental e a música brasileira
A noite de quinta-feira (28) preencheu o Theatro Municipal com os arranjos impecáveis em piano e guitarra, executados, respectivamente, por Benjamim Taubkin e Nelson Faria.
Com um toque sutil de jazz, os músicos executaram peças como ‘O Morro não tem vez’, ‘Manhã de Carnaval’, ‘Paca, tatu, cotia não’, além de algumas autorais, como ‘Fluxo’ (de Benjamin Taubkin) e ‘Juliana’, que Nelson Faria compôs para a filha. “Difícil traduzir a emoção de tocar no Festival Assad, pela importância desse nome na música brasileira, na música mundial, e a importância desse nome no violão. Para nós dois, é uma honra gigantesca, muito obrigado pelo convite! Estamos muito, muito felizes também pela oportunidade de tocarmos juntos.Se não fosse a ideia do Sérgio [Assad], não sei quando a gente iria voltar a tocar junto”, enfatizou Faria.
Benjamim Taubkin concordou com o amigo e parceiro de palco, reforçando que sua admiração por esta família musical é grande. “Eu fiquei pensando no pai, Jorge Assad, que gostava tanto de música e tocava bandolim. Imagina a alegria dele, de ver os filhos como grandes árvores assim, seguindo esse caminho. E hoje, temos esse Festival, que é mais uma consequência de tudo isso e, assim, vão se plantando coisas boas”, comentou Taubkin.
Durante o show, Nelson Faria fez um solo e o dedicou à matriarca, dona Ica Assad, presente à apresentação, e afirmou o legado da família ao mundo.
PÚBLICO
A médica sanitarista, Marta Salomão, estava na plateia e comentou sobre a apresentação, “Estou gostando muito. Tenho vindo todos os anos e esses artistas são muito bons, sempre foram, no Festival Assad, são todos artistas consagrados, que a gente tem muito prazer em ouvir”, disse.
Tarcísio Munhoz, diretor do departamento de Cultura, destaca que, para sua Pasta, tem sido um privilégio fazer parte deste Festival, enquanto apoiadores. “É um dos maiores eventos de música instrumental do país e receber todos esses músicos, que estão fazendo parte da programação, pra nós, tem sido uma honra imensurável. Num processo de retomada, num pós pandemia que ainda não acabou, mas que agora nos permite a realização destes eventos, tem sido bem gratificante possibilitar que a população tenha acesso a shows desse patamar e de forma gratuita”, reconheceu.
O encerramento foi ao som de ‘Vera Cruz’, de Milton Nascimento e Márcio Borges, ocasião em que Nelson Faria e Benjamin Taubkin convidaram todo o público presente a cantar junto.
Nesta sexta-feira (29), é a vez de conferir de perto as performances de Bebê Krammer, Swami Jr. e Teco Cardoso – acesse www.festivalassad.com.br e programe-se para retirar seu ingresso, uma hora antes do show, que tem início às 20h30, no Theatro Municipal.
Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.
Mais informações: festivalassad.com.br ou nas redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA | Boox Comunicação – 11 97725-1277