Elodie Bouny é violonista, compositora, produtora, orquestradora, professora.
De mãe boliviana e de pai francês, ela cresce em Paris, onde efetua um percurso de estudos clássicos completo, focado no estudo do violão erudito no Conservatório de Boulogne-Billancourt (Paris). Obtém seu diploma final, em 2000, com menção mais alta por unanimidade.
Em seguida, aperfeiçoa-se com Pablo Márquez no Conservatório de Estrasburgo, onde encontra a oportunidade de ampliar seu conhecimento e abrir seu campo de trabalho, em especial, à música antiga, e às músicas improvisadas. Termina este segundo percurso em 2005, quando se forma, obtendo o seu D.E.M. (Diploma de Estudos Musicais). Durante esses anos de estudos, complementa a sua formação seguindo numerosas MasterClasses com personalidades eminentes e participa em aulas relacionadas com a música da América do Sul, integrando por alguns meses os cursos do Conservatório Nacional de Folclore de Buenos Aires, dirigido pelo violonista Juan Falú.
Ela é Mestre em Educação Musical pela Escola de Musica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), e Doutora em Processos Criativos pela mesma instituição (2019).