Os Artistas

Grupo Mawaca

Mawaca é um grupo musical de São Paulo que pesquisa e recria, em arranjos próprios, a música das mais diversas culturas do mundo.

Dirigido por Magda Pucci, desde sua fundação em 1993, o grupo é formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de 20 línguas e as cantoras Angélica Leutwiller, Cris Miguel, Cristina  Guiçá, Magda Pucci, Rita Braga, Sandra Oakh e Zuzu Leiva são acompanhadas por um grupo instrumental acústico: acordeon (Gabriel Levy), violoncelo e flauta (Ana Eliza Colomar), sax soprano (Ramiro Marques), contrabaixo (Ricardo Zohyo), além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembe africano, berimbau, vibrafone, pandeiros diversos (Armando Tibério e Valéria Zeidan).

O repertório do grupo é formado por músicas de diversas partes do globo: Mediterrâneo, Bálcãs, Japão, África, Oriente Médio, entre outras, e mais recentemente com especial foco para as músicas indígenas brasileiras. São temas tradicionais que revelam a multiplicidade de sonoridades e musicalidades do mundo, buscando sempre estabelecer e revelar conexões com as musicalidades brasileiras.

Com arranjos inovadores e criativos, o Mawaca apresenta uma música vibrante, pérolas do repertório mundial que foram transmitidas de geração em geração pela tradição oral. As transcrições e arranjos desses temas ancestrais são realizados por Magda Pucci que, além de desenvolver a pesquisa de repertório, é também responsável pela direção musical do grupo.

Com sete álbuns, quatro DVDs: CD-Plus, astrolabiotucupira.com.br, Pra todo canto, Os Lusíadas, CD-Remix, Inquilinos do Mundo, Ikebanas Musicais e dois livros: De todos os cantos do mundo e Contos Musicais, o grupo já se apresentou em diversos países como Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia, França, Bolívia e China (três vezes), além de várias cidades brasileiras como Londrina, Campinas, Recife, Fortaleza, Garanhuns, São José do Rio Preto, Guarulhos, Franca, Bauru, Botucatu, Jundiaí, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cacoal, Parintins, dentre outras.

Foi criado por Kitty Pereira e Magda Pucci, nos primórdios dos anos 1990, como um grupo de estudos e experimentações. O grupo se estabeleceu profissionalmente em 1995, quando realizou seus primeiros shows oficiais no Teatro Halll e no Teatro Paulista.