Os Artistas

João Bosco

Compositor, cantor e violonista,  com mais de 40 anos de carreira e cerca de 30 álbuns lançados. Natural de uma família musical, começou a tocar violão aos 12 anos, influenciado por artistas como Ângela Maria, Cauby Peixoto, Elvis Presley e Little Richard. Integrou a banda X-Gare, inspirada pelo rock internacional, já demonstrando desde cedo seu interesse pela música.

Durante sua juventude, mudou-se para Ouro Preto para estudar Engenharia Civil na tradicional Escola de Minas. Mesmo focado nos estudos, João se dedicava cada vez mais à música, absorvendo influências do jazz, da bossa nova e do tropicalismo. Em 1967, em Ouro Preto, conheceu o poeta e compositor Vinícius de Moraes, com quem firmou uma importante parceria inicial, criando canções como Samba do Pouso e O Mergulhador.

Sua principal e mais duradoura colaboração, no entanto, começou em 1970, com o letrista Aldir Blanc. Juntos, compuseram mais de cem músicas, muitas das quais se tornaram clássicos da música popular brasileira, como O Mestre-Sala dos Mares, O Bêbado e a Equilibrista, Kid Cavaquinho e Corsário. Essa parceria consolidou o estilo sofisticado e ao mesmo tempo popular de João Bosco.