Notícias

10 Anos de Festival Assad

A comemoração dos 10 anos do Festival Assad se dará em meio à pandemia de covid-19, assim, foi preciso inovar mais uma vez e reinventar o festival e a celebração de sua primeira década de vida. Respeitando o isolamento social necessário, o evento acontecerá na modalidade online, em uma transmissão ao vivo no canal aberto, YouTube e Facebook da TV União – com apresentação de Badi Assad. Potente, energética e carismática como ela só, Badi apresentará a história que o Festival Assad construiu ao longo desses 10 anos, mostrando trechos de shows marcantes, oficinas, master classes e depoimentos de pessoas queridas que fizeram (e ainda fazem) parte da biografia do festival. Tudo isso será reunido em um documentário dirigido pelo cineasta sanjoanense Eduardo Meneses, produzido exclusivamente para este momento tão importante e festivo para o Festival Assad e para todos nós, que o amamos.
Para Badi Assad, “Ter um Festival que se inspira ao mesmo tempo em que homenageia nossa família, traz um sentimento ímpar de reconhecimento do legado. Legado esse que sempre honramos com amor e devoção. Posso dizer também que o Festival Assad sempre soube compartilhar o respeito de hierarquia, de amizade e amor, intrinsecamente naturais na família e, sobre este alicerce, sempre se incumbiu de ampliar os laços de afetos musicais e humanos, com toda a gama maravilhosa de artistas que por ali passaram.”

**Marcos de uma história **

2012 – A primeira edição do evento, ainda denominado Semana Assad, teve a participação de Badi Assad, Duo Assad, Barbatuques, Camerata Fukuda, Choro Rasgado e Carlinhos Antunes – e reuniu cerca de 4 mil pessoas.
2014 – A Semana Assad homenageou o sr. Jorge Assad, patriarca da família, bandolinista e grande apaixonado pela música que manteve as raízes da família em São João da Boa Vista.
2015 – O projeto mudou de nome, passando de Semana para Festival Assad, ampliando sua atuação no cenário internacional. Em sua 4ª edição, o evento comemorou os 50 anos de carreira artística do Duo Assad.
2016 – A temática do evento foi a viola caipira, momento de reconhecimento e homenagem a um símbolo nacional. Além disso, grandes nomes consagrados internacionalmente proporcionaram cursos gratuitos a jovens músicos sem possibilidades financeiras e sociais para seu aperfeiçoamento e formação musical. Foram docentes dos master classes/cursos/oficinas: Duo Assad, Mauricio Carrilho e Toninho Carrasqueira, Quarteto Maogani e Amilton Godoy.
2017 – O Festival Assad torna-se uma tradição no calendário cultural de São João da Boa Vista e região, além de referência na música instrumental da mais alta qualidade em todo o mundo e recebe anualmente visitantes de diversos países.
2020 – O festival reinventa seu formato (temporariamente), visto que foi um ano marcado pelo fenômeno da pandemia de covid-19. Assim, foi realizado um show online com grandes nomes da música nacional e internacional, transmitido pelo canal aberto, YouTube e Facebook da TV União.