Notícias

Abre alas: Mulheres Brasileiras na Música

Quarteto Abayomi homenageia compositoras e intérpretes pioneiras, que deixaram importante legado musical

Donos de uma personalidade musical especial, o que se nota pelos arranjos e releituras de grandes clássicos, o Quarteto Abayomi é uma das grandes atrações do Festival Assad 2023.

O grupo selecionou para o Festival, um repertório que faz parte do projeto “Abre-Alas: Mulheres Brasileiras na Música”, que homenageia compositoras e intérpretes pioneiras em suas áreas de atuação, que abriram caminho para as outras mulheres, bem como para a cultura brasileira no mundo.  

O grupo se apresenta no dia 29, às 17h, no Fonteatro Emílio Caslini (Praça central).

Gratuito, o Festival é realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura – por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura). A edição 2023 contará com o patrocínio de marcas como Bradesco, Big BBig Bom Supermercados Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie , Grings, Galvani Engenharia e com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e da Unifae.

O FESTIVAL

O evento leva o nome dos Assad, família com tradição musical e que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.  Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. Sérgio, juntamente com o irmão Odair, são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.

O GRUPO

Abayomi, nome que vem do tupi guarani e significa “encontro feliz”, é formado por Daniel Pereira (bandolim), Guilherme Sparrapan (violão 7 cordas), Juliana Oliveira (violão) e Josiane Gonçalves (violão 7 cordas e voz), músicos de formação clássica e popular. O grupo tem por objetivo pesquisar e divulgar música folclórica e urbana brasileira, desde o início do século XX, utilizando-se de uma formação inédita: quatro violões e voz, num repertório que incluiu diversos estilos e ritmos como xote, choro, modinha e cateretê.

Para se apresentar no Festival, o Quarteto selecionou composições de grandes nomes como Chiquinha Gonzaga (pianista, maestrina e compositora brasileira), Ademilde Fonseca (cantora brasileira conhecida como “Rainha do Choro”), Elizeth Cardoso (cantora brasileira conhecida como “A Divina”) e Carmen Miranda (cantora, dançarina e atriz luso-brasileira), mulheres ousadas para um tempo em que arte musical era privilégio dos homens. 

Nesta apresentação, o público poderá recordar canções como Tico-Tico no Fubá, Doce de Côco, Gaúcho (Corta-Jaca), Lamentos e Feira de Mangaio, entre outras.

Sobre o Festival Assad – Maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: InstagramFacebook/ Youtube.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA |  Boox Comunicação