Notícias

Água de Vintém atrai mais de 200 pessoas na praça central

O grupo de choro Água de Vintém, um dos principais conjuntos de choro do país, também marcou presença no Festival Assad 2022, do jeito que um bom chorinho deve ser: em meio ao público, no Fonteatro Emílio Caslini, situado na Praça Cel. Joaquim José.

Formado por Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor), Charles Barreto (cavaco), Guilherme Girardi (violão de 7 cordas), Marcos Godoy (violão e guitarra) e Xeina Barros (pandeiro), o Água de Vintém agradou o público, de modo que muitas pessoas que passeavam pela Praça, sentaram-se para apreciar clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazaré, além de algumas músicas autorais, que fizeram parte do show ‘Água de Vintém 10 anos de choro’. “Para nós é uma alegria muito grande estar aqui em São João da Boa Vista, integrando esse Festival tão importante para a cultura nacional. Nós estamos honrados de termos sido convidados”, declarou Guilherme Girardi.

Vitor Casagrande tem opinião parecida à do colega de choro. “É um prazerzaço estar aqui, com um público desses, no fim de tarde. Show de praça é sempre muito característico para essa música, tão festiva e tão social, música de tocar entre amigos, como é o choro”, disse.

Para o Festival Assad, o grupo montou um repertório que explorou a diversidade de ritmos do gênero choro, como ‘Verinha’, de Demerval Neto, ‘Tabititate’, de Jacob do Bandolim, ‘Sofres porque queres’, de Pixinguinha, ‘Tubinambá’, de Ernesto Nazareth e, é claro, ‘Carinhoso’, de Pixinguinha, que fez a Praça cantar junto. 

Thayna  Brito, de Atibaia/SP, que estuda violão e é formada em música, era uma das que integrava este coro. “Acho que não teria forma melhor de acabar essa tarde maravilhosa! Eu tenho vindo desde o início do Festival e em cada oficina que estive, cada show, superou as expectativas. E como aluna tem sido maravilhoso, bem didático. Uma união muito grande”, destacou. 

Geilson dos Santos Brito, que estuda violão clássico no Conservatório de Tatuí e é de Indaiatuba/SP, veio ao Festival pela primeira vez e ficou impressionado com a qualidade. “Para mim, está sendo único em todos os sentidos. Pela oportunidade de ter aulas com grandes músicos e de poder aprender, aprofundar os conhecimentos, e conhecer a Família Assad. Sempre ouvi falar deles, pelos meus professores, e poder estar mais próximo, conhecer mais a família principalmente, é maravilhoso”, finalizou.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.  Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação –  11 97725-1277