Notícias

Festival Assad encerra 11ª edição com mais de 30h de música instrumental ao vivo e público de 3.2 mil pessoas

Mais uma vez o Festival Assad mostrou que a música instrumental pode ser popular e agradar o público de todas as idades. O evento atraiu mais de 3.2 mil pessoas ao Theatro de São João da Boa Vista/SP, entre os dias 26 e 30 de julho. Foram mais de 30h de imersão na música instrumental com oito shows, quatro oficinas e 20 masterclasses gratuitos, com alguns dos maiores instrumentistas da atualidade. 

Nilze CarvalhoCristina BragaCarol PanesiMawacaQuarteto AbayomiClube do Choro Jorge Assad, Lyra Orchestra e Jazzmin’s Big Band encantaram o público com shows emocionantes. Destaque para a apresentação da cantora e harpista Cristina Braga, que mostrou ao público como a Harpa não precisa ficar restrita ao repertório erudito; e para o grupo Mawaca, que encantou a plateia com sonoridades pouco conhecidas do mundo. Considerado o maior festival de música instrumental do país, o evento trouxe como tema a importância das mulheres para a música. Cada artista buscou, por meio do repertório, homenagear grandes artistas e compositoras que fizeram história.

Segundo a diretora e uma das criadoras do Festival, Fafá Noronha, a ideia de celebrar as mulheres surgiu em 2022, quando, juntamente com Vânia Noronha, também criadora do evento, esteve no Festival de Verão de Campos do Jordão/SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso. “Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão, nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. É preciso que todos conheçam quantas mulheres incríveis nós temos fazendo arranjos, compondo, regendo e tocando. Este ano foi especial, as mulheres vieram pra arrasar”, comenta.

Vânia Noronha fez questão de enfatizar o caráter educativo do evento, com oficinas e masterclasses gratuitas, “Nosso objetivo é democratizar a música instrumental e a cultura brasileira por meio de grandes apresentações musicais e das oficinas disponibilizadas. Disso, não abrimos mão. Esse aconchego que a música traz, envolve a todos. Nesses 11 anos, o Festival Assad se tornou algo mágico e especial. O festival da emoção, do acolhimento e do aconchego”.

E para quem já quer bis, elas garantem que a programação para 2024 já está definida e continuará atendendo às vertentes musicais da família Assad, embora com muitas surpresas para encantar e surpreender ainda mais o público. “Os instrumentistas convidados e o repertório são escolhidos com muito critério, para que possamos agradar o público, que está cada vez mais exigente após 11 anos. Temos uma missão para continuar e em 2024 vamos celebrar Jorge Assad, que completaria 100 anos”.

PÚBLICO

“Este festival coloca São João na rota da boa música e da cultura”, assim Maria Cândida de Oliveira Costa traduziu o que viu nos 5 dias de Festival. Acompanhada da neta Rafaela Landini Zan, de 9 anos,  ela disse se sentir privilegiada. “As criadoras deste Festival foram brilhantes, visionárias”.

Mariana Duarte da Silva, moradora da cidade de Cubatão/SP, destacou a qualidade dos masterclasses oferecidos, “Os artistas são muito generosos nos masterclasses ao transmitir o conhecimento que adquiriram em anos de trabalho com a música. E os shows são maravilhosos. Quem não gosta é porque não conhece”.

Opinião compartilhada por Carmen Aliende, “Nas oficinas as artistas são muito generosas, além de talentosas. A orquestra formada só por mulheres e com repertório todo feminino e de composições próprias foi genial. Sem arte e cultura não há vida, nós sobrevivemos. A arte é o alimento da alma.”.

Ana Caroline dos Santos Silva, de São Paulo, se surpreendeu ao ver um show que tem instrumental e voz na praça. “Este é um festival diverso e com abertura receptiva para muitos estilos. É uma experiência única estar perto de pessoas que admiramos”.

O EVENTO

Criado em 2012, o Festival leva o nome da família Assad, que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad – reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo -; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, arranjadora, pianista e cantora, Clarice Assad. Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. 

Realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura – por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura) a edição 2023 contará com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e da Unifae; e com o patrocínio de empresas como: GalvaniBig B SalgadinhosBig Bom SupermercadosBradescoBauerCimentolândiaSequoiaDacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie e Grings

Sobre o Festival Assad – O maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: InstagramFacebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA |  Boox Comunicação – 11 97725-1277