Notícias

Festival Assad tem data definida e busca patrocínios

Evento será realizado entre os dias 26 e 30 de julho, em São João da Boa Vista/ SP, e empresas podem contribuir com dedução fiscal.

A partir de 26 de julho, o Theatro Municipal de São João da Boa Vista/ SP sedia o maior festival de música instrumental do país, o Festival Assad. Com uma temática voltada ao feminino, sua 11ª edição trará somente grupos compostos por musicistas mulheres, para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras. Criado em 2012, o Festival proporciona ao público a oportunidade de assistir a apresentações de alguns dos principais nomes da música instrumental da atualidade, além de realizar oficinas e masterclasses gratuitas. 

Segundo a diretora e uma das idealizadoras do Festival, Fafá Noronha, a ideia de celebrar as artistas mulheres surgiu em 2022, quando, juntamente com Vânia Noronha, também criadora do evento, esteve no Festival de Verão de Campos do Jordão/SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso. “Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. Clarice é uma das poucas referências quando pensamos em compositoras de música erudita contemporânea, por isso trouxemos essa temática ao Festival. A ideia é valorizar todas as artistas que desbravam esse concorrido mercado musical que, por sua vez, reflete a sociedade sexista em que vivemos”, destaca.

Vânia fez questão de enfatizar a importância social do evento, que disponibiliza oficinas e masterclasses gratuitas, de modo a contribuir com a formação de jovens músicos. “Os shows, oficinas e masterclasses dão oportunidade para que estudantes e o público se aproximem e aprendam com estes grandes nomes da música instrumental no mundo e, o melhor, gratuitamente. Uma oportunidade única”, disse.

COMO PATROCINAR

Realizar um evento dessa grandeza, referência do gênero no país, também tem seus desafios. Um deles é buscar parcerias com empresas privadas. “Patrocinar a realização de uma edição do Festival Assad é apoiar a Cultura e a Música, com o incentivo à formação de novos públicos do gênero instrumental, além de ser um modo de ampliar a responsabilidade social corporativa, por isso toda empresa deveria contribuir”, esclarece Vânia.

Ela explicou, ainda, que as empresas que desejarem patrocinar o Festival podem entrar em contato com a organização do evento, pelas mídias sociais (Instagram/ Facebook) ou pelo site,  para receber as orientações. A contribuição é feita com a doação de impostos, tanto via Lei Federal de Incentivo à Cultura, para as empresas taxadas no lucro real, quanto via Proac/ICMS para as empresas que faturam no Estado de São Paulo. Em ambos os casos a empresa tem 100% do valor abatido.

O FESTIVAL

O evento leva o nome dos Assad, família com tradição musical e que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. Sérgio, juntamente com o irmão Odair, são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.

Sobre o Festival Assad – O maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação

Jornalista Responsável: Helyda Gomes – MTb: 53.589/SP helydagomes@booxcomunicacao.com.br –  11 97725-1277