Notícias

Festival terá mais de 10h de música instrumental ao vivo

Evento será realizado entre os dias 26 e 30 de julho, em São João da Boa Vista/ SP, e programação prioriza musicistas e compositoras mulheres

Algumas das musicistas mais importantes da atualidade estarão reunidas em São João da Boa Vista/SP, entre os dias 26 e 30 de julho, para participar do Festival Assad – um dos mais relevantes festivais de música instrumental do país –  e que completa 11 anos em 2023. O evento gratuito, inclui vagas em oficinas e masterclasses gratuitos para estudantes de música de todo o país.

Com uma temática voltada ao feminino, a 11ª edição do evento trará somente grupos compostos por musicistas mulheres, para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras. O evento leva o nome dos Assad, família com tradição musical e que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

Segundo a diretora e uma das idealizadoras do Festival, Fafá Noronha, a ideia de celebrar as artistas mulheres surgiu em 2022, quando, juntamente com Vânia Noronha, também criadora do evento, esteve no Festival de Verão de Campos do Jordão/SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso. “Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. Clarice é uma das poucas referências quando pensamos em compositoras de música erudita contemporânea, por isso trouxemos essa temática ao Festival. A ideia é valorizar todas as artistas que desbravam esse concorrido mercado musical que, por sua vez, reflete a sociedade sexista em que vivemos”, destaca.

Realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura – por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura) a edição 2023 contará com o apoio de grandes marcas como Bradesco, Big B, Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie , Grings, Galvani Engenharia e Prefeitura de São João da Boa Vista/SP, empresas parceiras do evento.

PROGRAMAÇÃO * sujeita a alterações

SHOWS

26/07 – Quarta-feira – 20h30

Nilze Carvalho e Trio

27/07 – Quinta-feira – 20h30 

Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes

28/07 – Sexta-feira – 20h30

Carol Panesi, Ajurinã Zwarg e Fábio Leal

29/07 – Sábado – 17h*

Quarteto Abayomi 

29/07 – Sábado – 20h30

Grupo Mawaca

30/07 – Domingo – 9h30 

Clube do Choro Jorge Assad (Foyer do Theatro)

30/07 – Domingo – 11h

Lyra Orchestra de Ribeirão Preto

30/07 – Domingo – 18h 

Jazzmin´s Big Band

*As apresentações serão no Theatro Municipal, com exceção do show do dia 29, às 17h, que ocorrerá no Fonteatro Emílio Caslini – Praça Cel. Joaquim José.

OFICINAS – 10h às 12h –  Local: Clac – Centro Livre de Arte e Cultura.

27/07 – Quinta-feira – Nilze Carvalho – Oficina sobre Ivone Lara

28/07 – Sexta-feira – Cristina Braga e Grupo  

29/07 – Sábado – Quarteto Abayomi 

30/07 – Domingo – Grupo Mawaca 

MASTERCLASSES – 14h às 18h – Local: Clac – Centro Livre de Arte e Cultura.

27/07 – Quinta-feira – Carol Panesi – Improvisação e Criatividade

28/07 – Sexta-feira – Duo Siqueira Lima

29/07 – Sábado – Duo Siqueira Lima

Sobre o Festival Assad – O maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação Helyda Gomes –  helydagomes@booxcomunicacao.com.br –  11 97725-1277