Notícias

Festival terá um dos melhores guitarristas de jazz do mundo

Toninho Horta foi escolhido em uma compilação de CDs e Livreto Biográfico selecionada pela Sony e BMG americanas

O compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor Toninho Horta é um dos artistas convidados a se apresentar no Festival Assad – um dos mais relevantes festivais de música instrumental do país – e que acontece entre 27 e 31 de julho, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista/SP.  Toninho Horta se apresenta no Festival Assad no dia 27 de julho, às 20h30, ao lado de Juarez Moreira e Aliéksey Vianna. No dia seguinte, dia 28, a partir das 10h, ele e Juarez Moreira ministram oficina de música aos estudantes inscritos previamente no site do evento. 

O artista, que tem 50 anos de carreira, está entre os 74 guitarristas mais representativos do mundo,  assim como John McLauglin, Jeff Beck, George Benson, Pat Metheny, Jimmy Hendrix, Eric Clapton e tantos outros, em uma compilação de 4 CDs e Livreto Biográfico selecionada pela Sony e BMG americana.

CARREIRA
Mineiro de Belo Horizonte/MG, Toninho é neto de João Horta, maestro de bandas e compositor de música sacra e popular do período do Barroco Mineiro. Aprendeu com sua mãe, que tocava bandolim, a tirar os primeiros sons no violão, aos 9 anos. A partir daí, com o incentivo do irmão mais velho, o contrabaixista Paulo Horta, aprendeu a batida da Bossa Nova e, aos 13 anos, compôs sua primeira música: “Barquinho Vem”, com letra de sua irmã Gilda Horta.

Autodidata, se tornou profissional aos 16 anos, se apresentando em festivais e acompanhando cantoras em programas de TV. Com sua participação em grandes festivais conquistou muitos fãs, inclusive compositores renomados e, assim, grandes cantores e solistas começaram a gravar suas composições.

A convite do parceiro mineiro Nelson Ângelo (compositor e instrumentista), entrou para a banda de Elis Regina, que já era um nome de destaque na cena musical nacional. Também foi destaque de um dos mais importantes movimentos musicais da MPB dos anos de 1970, o Clube da Esquina, formado por Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Fernando Brant e Márcio Borges.

O primeiro convite internacional partiu da cantora Flora Purim, que já era uma estrela do Jazz, e Airto Moreira, para gravar na Califórnia, em 1977. Após sua performance nos álbuns “Promisses Of The Sun” de Airto Moreira e “Milton” de Milton Nascimento, a revista Melody Maker de Londres incluiu o nome de Toninho Horta na lista dos melhores guitarristas de jazz do mundo. A partir dos anos 1990 Toninho Horta já era requisitado para tocar em várias partes do mundo. Gravou com dezenas de artistas da Ásia, Europa e América, e se tornou uma referência como compositor e guitarrista para várias gerações.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação