Notícias

Artistas se reunem para homenagear público

A cantora, violonista e compositora, Badi Assad, convidou vários músicos brasileiros para participarem da gravação de uma versão inédita da música Carinhoso, uma das obras mais importantes da música popular brasileira, composta por Pixinguinha e que, posteriormente, recebeu letra de João de Barro. A gravação faz parte das comemorações dos 10 anos do Festival que é considerado um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país e que leva o nome da família da artista, o Festival Assad. A gravação ficará disponível nas redes sociais do Festival (Instagram/Facebook e Youtube) a partir do dia 16 de dezembro.

Participam da gravação: Amilton Godoy, André Mehmari, Carlinhos Antunes & Tiago Daiello, Danilo Brito, Duo Siqueira Lima, Gabriel Grossi, Renato Borghetti & banda e Yamandu Costa; além da Família Assad: D. Angelina, Badi, Sérgio e Clarice. Vale salientar que, este ano, Clarice e Sérgio Assad foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, pelo selo Cedille Records, e que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. 

Para a idealizadora e diretora executiva do Festival, Fafá Noronha, a reunião desses artistas na gravação é uma forma de enaltecer o público e agradecer aos patrocinadores, “Há 10 anos o Festival oferece ao público um pouco do que há de melhor na música brasileira e mundial. E esse ano não podia ser diferente, apesar do adiamento do evento. A gravação é para deixar um gostinho de ‘quero mais’ na 10ª edição que estamos preparando para celebrar em 2022”, conclui.

Segundo Badi, a ideia de reunir os músicos foi presentear o grande público que prestigia o Festival desde sua primeira edição, em 2012. “Que prazer gigante produzir um vídeo de uma canção tão poderosa e com tantos músicos excelentes envolvidos. Todavia, confesso o desafio de escolher qual trecho de cada músico ficaria e qual sairia? Já que escolhi uma forma de edição que trata a canção com cortes abruptos, passando de uma formação musical para a outra. O Editor Felippe Jr e o Engenheiro de Som Marcos Felippe sofreram um tanto comigo para chegarmos no produto final, que espero encante a todos”, diz. 

O Festival

O Festival Assad é um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país. Foi criado em homenagem à família Assad – uma família de São João da Boa Vista/SP, rica em tradição musical e que tem entre seus membros grandes músicos reverenciados mundialmente como, os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad; e a própria Badi.

Desde 2012, o Festival reúne anualmente músicos prestigiados no cenário musical internacional, em apresentações musicais de elevada qualidade e sensibilidade artística, além de disponibilizar masterclass a estudantes de música de todo o país. Tudo gratuitamente. Este ano o evento completaria 10 edições, mas foi adiado para que possa receber o público presencialmente em 2022.

Sobre o Festival – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclass gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente como, os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.