Notícias

Lyra Orchestra confirma presença no Festival Assad 2023

Criada em 2022, na cidade de Ribeirão Preto/SP, a orquestra é formada por profissionais e amadoras, que dividem conhecimentos na música.

Um dos shows mais aguardados do Festival Assad 2023 é o da Lyra Orchestra, formada apenas por mulheres, musicistas profissionais, estudantes e amadoras. Aliás, a missão dessa orquestra é justamente valorizar a atuação das mulheres instrumentistas no cenário musical brasileiro, de modo a promover igualdade de gênero no ambiente profissional. O grupo se apresenta no dia 30, às 11h, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista/SP.

O Festival Assad 2023 acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho, com apresentações musicais, oficinas e masterclasses para estudantes de música de todo o país.  Gratuito, o Festival é realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura – por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura). A edição 2023 contará com o apoio de marcas como Bauer, Bradesco, Big BBig Bom SupermercadosCimentolândia, Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie, Grings, Galvani Engenharia, Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e Unifae.

O FESTIVAL

O evento leva o nome dos Assad, família com tradição musical e que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.  Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. Sérgio, juntamente com o irmão Odair, são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.

LYRA ORCHESTRA

Criada em abril de 2022, a Lyra Orchestra é um conjunto performático que atua em parceria com a classe Mulheres na Música, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto/SP. 

Todas dividem conhecimentos e troca de experiências com o objetivo de promover o crescimento técnico e musical entre elas, para levar boa música e variedade de repertório por onde se apresentam.

Em paralelo, também são promovidas vivências, novas oportunidades e experimentações em diferentes segmentos do cenário musical, como a prática de regência e de música de câmara, composição e performance solo.

No currículo, já constam concertos realizados no campus da USP Ribeirão Preto e na Capela Estiguimatinus, em 2022; nos Teatros das cidades de Sertãozinho e Serrana; e no Teatro da USP, em março de 2023; e no Teatro Minaz, em abril de 2023, em cumprimento ao prêmio do Edital Reação, no qual a Lyra Orchestra foi contemplada em  terceito lugar.

Sobre o Festival Assad – Maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: InstagramFacebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA |  Boox Comunicação