Notícias

Festival Assad atrai mais de 3 mil pessoas ao Theatro de São João

A música clássica e de orquestra continuam vivas e podem ser populares, o que não tira o mérito dos grandes compositores do passado e que continuam nos emocionando”, o depoimento é do professor de música, César Augusto Honório Cunha, que disse ser essa a mensagem mais importante transmitida pelo Festival Assad 2022, na comemoração de seus 10 anos.  O professor está entre as mais de 3 mil pessoas que estiveram presentes nas apresentações, oficinas e masterclasses gratuitas do Festival, realizado entre os dias 27 e 31 de julho, no Theatro Municipal de São João.

Ele disse ainda, que acredita que quem trabalha com música clássica acaba ficando com os olhos no retrovisor, olhando para trás, mas o Festival vem mostrar a música instrumental se projetando para o futuro. E quem discorda do professor é porque não prestoou atenção ao evento e, principalmente, não assistiu à apresentação de encerramento comandada pelo violinista e arranjador Ricardo Herz e a Camerata Fukuda. 

Coube a eles encerrar as comemorações de 10 anos mostrando, mais uma vez, a versatilidade dos instrumentos, sons e ritmos, como no caso do violino que pode sim ser swingado, garantiu Ricardo Herz ao apresentar ‘Toada de ontem para amanhã’, ‘Saci’, ‘Inocente’, entre outras. Canções que mostraram o casamento perfeito do ritmo do violinista com a precisão da Camerata.

PÚBLICO

O advogado Luis Fernando Xavier Soares de Melo elogiou o nível do Festival Assad 2022, “Apesar de eu não ser músico, achei maravilhoso, necessário para a cidade. Eu sou de São Paulo e, quando venho à São João e vejo um evento assim, fico realmente encantado. É maravilhoso!”, exclamou.

A professora e acadêmica Marly Camargo, que possui a música na família – é filha da professora de piano Ditinha Camargo -, também compareceu a todos os shows. “A programação foi impecável, os artistas de renome internacional nos envolveram, dia após dia, fazendo-nos viajar no mundo das emoções, tanto pela diversidade dos shows quanto pelos acordes. Parabéns à Vânia e à Fafá, grandes colaboradoras da cultura musical em São João”, comentou.

FESTIVAL ASSAD 2023

E para quem já quer bis, Vânia Noronha, diretora musical e uma das idealizadoras do Festival garante  que a programação para 2023 já começou a ser definida e continuará atendendo às vertentes musicais da família Assad, embora com muitas surpresas para encantar e surpreender ainda mais o público. “Os instrumentistas convidados e o repertório são escolhidos com muita atenção, para que possamos agradar o público, que está cada vez mais exigente após 10 anos, e nós adoramos esse desafio. Esperem sempre mais!”, comentou.

Fafá Noronha, diretora executiva e também idealizadora do Festival, fez questão de enfatizar que o caráter educativo do Festival será mantido, com oficinas e masterclasses gratuitas, “Nosso objetivo é democratizar a música instrumental e a cultura brasileira por meio de grandes apresentações musicais e das oficinas disponibilizadas e disso não abrimos mão. Nosso público merece que essa experiência com o Festival seja prazerosa, mas também agregadora de conhecimento”, completa.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.  

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação 11 97725-1277