Notícias

Mawaca apresentará músicas de diferentes culturas

Grupo multicultural, recria e traz a própria personalidade para músicas de diversas partes do mundo

Um grupo de mulheres e que toca, com sua música, em assuntos que passam pelo pluralismo cultural, buscando sensibilizar seu público sobre questões ligadas à intolerância religiosa e étnica, valorizando as identidades e as especificidades dos povos. Este é o grupo Mawaca, que se apresenta no Festival Assad 2023, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho, com apresentações musicais, oficinas e masterclasses para estudantes de música de todo o país. 

Gratuito, o Festival é realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura – por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura). A edição 2023 contará com o apoio de marcas como Bradesco, Big B, Big Bom Supermercados,  Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie , Grings, Galvani Engenharia, Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e Unifae.

O FESTIVAL

O evento leva o nome dos Assad, família com tradição musical e que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.  Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. Sérgio, juntamente com o irmão Odair, são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.

O GRUPO

Dirigido por Magda Pucci, desde sua fundação em 1993, o Mawaka é formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de 20 línguas e as cantoras Angélica Leutwiller, Cris Miguel, Cristina  Guiçá, Magda Pucci, Rita Braga, Sandra Oakh e Zuzu Leiva são acompanhadas por um grupo instrumental acústico: acordeon (Gabriel Levy), violoncelo e flauta (Ana Eliza Colomar), sax soprano (Ramiro Marques), contrabaixo (Ricardo Zohyo), além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembe africano, berimbau, vibrafone, pandeiros diversos (Armando Tibério e Valéria Zeidan).

O repertório do grupo é formado por músicas de diversas partes do globo: Mediterrâneo, Bálcãs, Japão, África, Oriente Médio, entre outras, e mais recentemente com especial foco para as músicas indígenas brasileiras. São temas tradicionais que revelam a multiplicidade de sonoridades e musicalidades do mundo, buscando sempre estabelecer e revelar conexões com as musicalidades brasileiras.

Com arranjos inovadores e criativos, o Mawaca apresenta uma música vibrante, pérolas do repertório mundial que foram transmitidas de geração em geração pela tradição oral. As transcrições e arranjos desses temas ancestrais são realizados por Magda Pucci que, além de desenvolver a pesquisa de repertório, é também responsável pela direção musical do grupo.

Com sete álbuns, quatro DVDs: CD-Plus, astrolabiotucupira.com.br, Pra todo canto, Os Lusíadas, CD-Remix, Inquilinos do Mundo, Ikebanas Musicais e dois livros: De todos os cantos do mundo e Contos Musicais, o grupo já se apresentou em diversos países como Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia, França, Bolívia e China (três vezes), além de várias cidades brasileiras como Londrina, Campinas, Recife, Fortaleza, Garanhuns, São José do Rio Preto, Guarulhos, Franca, Bauru, Botucatu, Jundiaí, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cacoal, Parintins, dentre outras.

Foi criado por Kitty Pereira e Magda Pucci, nos anos de 1990, como um grupo de estudos e experimentações. O grupo se estabeleceu profissionalmente em 1995, quando realizou seus primeiros shows oficiais no Teatro Halll e no Teatro Paulista.

Informações retiradas do site oficial do grupo Mawaca.

Sobre o Festival Assad – O maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox ComunicaçãoJornalista Responsável: Helyda Gomes – helydagomes@booxcomunicacao.com.br –  11 97725-1277