Notícias

Música mineira estará representada no Festival Assad

Juarez Moreira é uma das figuras centrais da música instrumental e considerado como um dos pilares da “Escola Mineira de Violão”

O  compositor, arranjador,  violonista  e guitarrista, Juarez Moreira, é um dos artistas convidados para participar da 11ª edição do Festival Assad – um dos mais relevantes festivais de música instrumental do país – que acontece entre 27 e 31 de julho, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista/SP. O artista se apresenta ao lado de Toninho Horta e Aliéksey Vianna, no dia 27 de julho, às 20h30. No dia seguinte, dia 28, a partir das 10h, ele e Toninho Horta ministram oficina de música. As inscrições devem ser feitas previamente no site do evento. 

Carreira

A música entrou muito cedo na vida de Juarez Moreira. Mineiro de Guanhães, que por influência do pai desde criança, já ouvia discos de Jazz, Bossa Nova e música brasileira produzida nos anos 1950. Autodidata, começou a tocar violão aos 12 anos.

Na universidade, cursou Engenharia Civil, mas abandonou o curso no último ano para dedicar-se exclusivamente à música. Apresentou-se ao lado de grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Wagner Tiso, Toninho Horta e Lô Borges. Nos últimos anos, tem se apresentado em diversos países como Estados Unidos, França, Venezuela, Portugal, Itália, Argentina, Venezuela e Finlândia, com shows e masterclasses. 

No Brasil, se apresenta nos projetos mais importantes de música instrumental, como Free Jazz (RJ), I Love Jazz (BH, RJ, SP), Joinvile Jazz Festival (SC), Instrumental Sesc Brasil (SP), Tudo é Jazz (Ouro Preto – MG), Festa da Música (BH), Música no Museu (BH), Festival Internacional de Violão (BH), Série BH Instrumental (BH) entre outros.

Tem 11 CD’s gravados: “Nuvens Douradas” (interpreta Tom Jobim), “Aquarelas” (interpreta Ary Barroso, com o saxofonista Nivaldo Ornelas e Orquestra de Câmara), “Bom Dia” (totalmente autoral), “Goog Morning” lançado nos EUA pela gravadora americana Malandro Records, “Quadros Modernos” (com os violonistas brasileiros Toninho Horta e Chiquito Braga), “Solo” (interpreta grandes compositores brasileiros e clássicos internacionais), “Samblues” (totalmente autoral), “Juarez Moreira & Badi Assad” (Instrumental CCBB), “Juá” (totalmente autoral), “Ithamara Koorax e Juarez Moreira  Bim Bom The complete João Gilberto” Songbook (Songbook do compositor João Gilberto lançado em 2009 apenas no exterior pela Motema, vem sendo unanimemente aclamado nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com ótimas resenhas no New York Times, na Billboard, na Jazz Times e 5 estrelas na Cashbox). Seu mais recente CD, o décimo primeiro da carreira, é totalmente autoral: “Riva”. Atualmente, Juarez se prepara para a turnê de lançamento do CD Riva e está em fase de pré-produção do DVD ao vivo.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação