Notícias

Nilze Carvalho abre a edição 2023 do Festival Assad

Uma das musicistas mais importantes da atualidade, Nilze Carvalho, será a responsável por abrir a edição 2023 do Festival Assad, que será realizado em São João da Boa Vista/SP, entre os dias 26 e 30 de julho. O evento gratuito, inclui vagas em oficinas e masterclasses para estudantes de música de todo o país.

Com uma temática voltada ao feminino, a 11ª edição trará somente grupos compostos por musicistas mulheres, para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras. 

O evento leva o nome dos Assad, família com tradição musical e que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.  Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. Sérgio, juntamente com o irmão Odair, são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo.

Realizado pelo CLAC – Centro Livre de Arte e Cultura – por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura) a edição 2023 contará com o apoio de grandes marcas como Bradesco, Big B, Dacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie , Grings, Galvani Engenharia e Prefeitura de São João da Boa Vista/SP, empresas parceiras do evento.

A ARTISTA – Ao ser flagrada pelo irmão mais velho tocando “Acorda Maria Bonita” no cavaquinho, Nilze Carvalho, aos 5 anos, começava uma história de amor com a música. Dos 11 aos 14 anos, gravou, como bandolinista, a série de LPs “Choro de Menina”. Foram 4 volumes (1°e o 4° acompanhada pelo conjunto Época de Ouro).

Iniciou carreira internacional aos 15, fazendo turnês em países como Itália, Espanha, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Japão, Argentina, China e Austrália. De volta ao Brasil, em 2000, Nilze e seus colegas de faculdade fundam o grupo Sururu na Roda _ eleito o Melhor Grupo de Samba no Prêmio da Música Brasileira 2014.

Em 2002, Nilze lança o CD “Estava Faltando Você” (Fina Flor) com o qual foi indicada ao Prêmio Tim para melhor cantora de samba. Em 2010 lança “O que é Meu” CD lançado pela gravadora Biscoito Fino e ganhou em duas categorias no Prêmio Música da Lapa: Melhor CD e Melhor Cantora.

Nos últimos anos Nilze participou do DVD Samba Social Clube (2 e 4) e do DVD Gafieira, de Zeca Pagodinho. Fez diversos shows pelo país e no exterior em países como Itália, França, Espanha, EUA, China, Japão, Austrália, Equador, Senegal (Dez/10 – III FESMAN), Portugal (2013 – Ano Brasil-Portugal). Com o Sururu na Roda viajou para Costa Rica, Guatemala, Tunísia, Belize, EUA e Japão.

Cantou e tocou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como: Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Martin ́ália, Olívia Hime, Monarco, Nei Lopes, Nelson Sargento, Hamilton de Holanda, Elton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho, Dudu Nobre, Zélia Duncan, Fátima Guedes, Roberta Sá, Stefano Bollani, Marvio Ciribelli, Nicolas Krassik, Ana Costa, Teresa Cristina entre outros. Recentemente dividiu o palco com o pianista e arranjador Cristóvão Bastos num show em homenagem a Ataulfo Alves.

Seu último CD, produzido pela própria Nilze e Zé Luis Maia, “Verde Amarelo Negro Anil” foi indicado ao GRAMMY LATINO 2015 pela categoria melhor Álbum de SAMBA/PAGODE.

Além de cantora, instrumentista, compositora e produtora, Nilze fez licenciatura em música pela UNI-Rio e, atualmente, é apresentadora do programa SAMBALAIO, na Rádio Roquette Pinto (todas as segundas-feiras às 14h).

VÍDEOS:

● Nilze Carvalho_ DVD 40 anos (1M500K views) “Urubu Malandro” – Lôro / Edson Meneses

● “Kid Cavaquinho” – João Bosco/Aldir Blanc (356K views) “Brasileirinho” – Waldir Azevedo

● “Festa” / Feira de Mangaio” / “Pedras que Cantam” (88k views)

● Spotify_ Perfil oficial (543K ouvintes mensais)

● Instagram_ @nilze.carvalho (27K seguidores)

https://www.instagram.com/nilze.carvalho/

Sobre o Festival Assad – O maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação – Helyda Gomes –  helydagomes@booxcomunicacao.com.br –  11 97725-1277