Notícias

Palos Y Cuerdas promove ‘intercâmbio’ musical no Festival Assad

Um dos shows mais esperados, pela internacionalidade que o Festival Assad vem ganhando nesses dez anos de existência, era o do trio colombiano Palos Y Cuerdas, que ocorreu na noite de 30 de julho, no Theatro Municipal. 

Quem garantiu o ingresso com antecedência, certamente não se arrependeu, pois os ‘irmãos Saboya’ – Diego (bandola), Daniel (guitarra) e Lucas (tiple)- proporcionaram ao público, um verdadeiro intercâmbio cultural, pela linguagem da música. Todos puderam conferir um concerto didático, por cerca de 1h30, em que Lucas Saboya aparteava, entre execuções, para explicar sobre as peculiaridades das canções andinas, com seus ritmos, ‘passitos’ e ‘bambucos’, com marcações de tempo muito próprias do seu país de origem.

Um dos pontos mais marcantes do show foi quando os irmãos mencionaram um bambuco que une a Colômbia ao Brasil. “Pouco antes da pandemia, conhecemos o famoso guitarrista brasileiro, Yamandú Costa, na Colômbia, e compartilhamos amizade em forma de música. E ele nos deu essa surpresa, um bambuco colombiano, que se chama ‘Amigos Saboya’”, comentou Lucas, antes de tocar a composição.

Tocaram também ‘Blanquita’(de Luis Antonio Calvo), ‘Para quien pueda entenderlo’ (de León Cardona), ‘Torbellino de mi tierra’ (de Francisco Cristancho), ‘Sebastián’ (de Gentil Montaña), entre outras. “Muito obrigado ao mestre Sérgio Assad, à Fafá, Vânia e a todas as pessoas que organizam esse evento, pois para nós é um sonho poder estar aqui neste Festival, da magnitude da família Assad, e poder tocar aqui, no coração desta família, em São João, estamos muito, muito contentes de mostrar nossa música aqui, mostrar a música de nosso país. Muitíssimo obrigado”, foram as palavras de Lucas Saboya, em espanhol, mas entendido por todos.

Sérgio Assad, que fez a abertura oficial do show, também afirmou ser um grande prazer ter o Palos Y Cuerdas no Festival. “É uma versão colombiana de um grupo de choro. É a música deles, mas os instrumentos são similares. Os irmãos Saboya, eu conheci na França, alguns anos atrás, em um Festival que estivemos. Eu fui assistir a um concerto deles e fiquei realmente impressionado com a qualidade musical, a dedicação deles, espontaneidade, uma alegria muito grande e comovente mesmo. É um grande prazer eles estarem aqui e é uma experiência incomum”, declarou

PÚBLICO

O designer de interiores e artista plástico, Cássio Mesquita, esteve na plateia e aprovou o show do Palos Y Cuerdas. “Foi uma apresentação maravilhosa, um pessoal dinâmico, muito bom musicalmente falando, muito bem entrosado. Eu gostei porque a melodia que eles apresentam não tem agressividade na execução das notas, há simpatia, execução perfeita. Tudo muito bom, gostei bastante”, disse

Paula Magalhães, arquiteta e urbanista, foi outra que adorou a apresentação. “Fiquei muito contente em conhecer esses músicos colombianos, que trouxeram para nós a musicalidade, percebi a similaridade, as influências também da música brasileira e fiquei muito feliz, gostei muito, muito legal”, finalizou.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação –  11 97725-1277