Notícias

Ricardo Hertz e Camerata Fukuda dividem o palco no encerramento do Festival Assad 2022

Chega ao fim neste domingo (31), o Festival Assad – Um dos festivais de música instrumental mais relevantes do país – que teve início no dia 27 de julho, com espetáculos no Theatro Municipal e no Fonteatro Emílio Caslini (Praça Cel. Joaquim José). No show de encerramento, às 19h, o violinista brasileiro Ricardo Hertz, ganhador do prêmio Profissionais da Música 2021, divide o palco do Theatro com a conceituada Camerata Fukuda, aclamada pela imprensa e crítica especializada como uma das mais importantes orquestras de câmara do Brasil, em uma apresentação especial que fecha as comemorações dos 10 anos do Festival. Essa talvez não seja a única, mas com certeza é uma das melhores formas de começar bem a semana, com muita música de qualidade.

Os ingressos GRATUITOS para a apresentação poderão ser retirados a partir das 18h, na bilheteria do Theatro.

Criado em 2012, o Festival tem por objetivo o reconhecimento e a valorização da música instrumental e erudita, além de homenagear e resgatar as raízes musicais da Família Assad, natural de São João da Boa Vista, proporcionando ao público a oportunidade de se aproximar de grandes nomes da música. Entre os membros da Família Assad estão músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

RICARDO HERTZ – Conhecido como o reinventor do violino popular brasileiro, Ricardo Hertz já levou o prêmio Profissionais da Música 2021, nas categorias, Autor de Música Instrumental e Artista de Música Instrumental. Além de violinista, Hertz também é compositor e arranjador. Em suma, um músico com sólida formação, que criou estilo próprio, somando todas as suas experiências, da música erudita ao Jazz, MPB, Forró e Samba.

Graduado em violino erudito pela USP, começou os estudos musicais aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda, em São Paulo. Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, França. Sua técnica mescla um violino com resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno.

CAMERATA FUKUDA – Fundada em 1988 pela violinista Elisa Fukuda e por Celso Antunes, seu maestro titular, a Camerata possui 20 integrantes, todos com formação homogênea, muitos deles vencedores de concursos nacionais, como Prêmio Eldorado de Música, Concurso Nelson Freire, Jovens Solistas da OER, Concursos de Piracicaba, Juiz de Fora e ‘Prelúdio’ da TV Cultura. Aclamada pela imprensa e crítica especializada como uma das mais importantes orquestras de câmera do Brasil, a Camerata Fukuda honra a tradição dos melhores conjuntos, impondo alto nível técnico e artístico aos seus integrantes. Foi inclusive reconhecida e laureada, em 1991, com o prêmio de ‘Melhor Conjunto Nacional do Ano’ pela da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA | Boox Comunicação – 11 97725-1277