Notícias

Terceto del Sur retorna ao Festival Assad

Formado por violonistas mexicanos premiados, o grupo se apresentou no Festival de 2020

O Terceto del Sur, formado pelos guitarristas Carlos Iván Reyes, Paul Cañedo e Antonio Solano, está confirmadíssimo para o Festival Assad – um dos mais relevantes festivais de música instrumental do país – que acontece entre 27 e 31 de julho, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista/SP. 

A apresentação será no dia 31 de julho, às 10h30, no Theatro Municipal. Mas convém destacar que, no dia 30, a partir das 14h, o grupo irá ministrar masterclass aos estudantes de música inscritos previamente no site do evento. 

Carreira
O Terceto del Sur surgiu em 2018 como seguimento de um projeto anterior chamado Guitar Quartet Entre Cuerdas. O grupo é formado pelos guitarristas Carlos Iván Reyes, Paul Cañedo e Antonio Solano. Seus integrantes possuem mais de 10 anos de experiência em música de câmara para conjuntos de violões, tendo sido integrantes da Orquestra de Violões “Ollin Yoliztli”, do Trio Ibero-Americano, sob a direção do maestro Eduardo Garrido, e do quarteto de violões “Entre cordas”. 

Conquistaram o 1º lugar no Concurso de Música de Câmara Naolinco e no Concurso Nacional de Música de Câmara Ollin Yoliztli, Menção Honrosa no mesmo concurso como melhor interpretação de música mexicana, além do 3º lugar para Música de Câmara, no Concurso da Escola Superior de Música. Também se destacaram entre os favoritos no Festival de Música de Câmara de Aguascalientes e ganharam Menção Honrosa no 1º Concurso Mexicano de Música de Câmara, entre outras premiações. Atualmente contam com o apoio da Ibermúsicas e do Sistema de Apoio à Criação e Projetos Culturais (antigo FONCA) para turnê pela América do Sul. Os países incluídos na turnê são Brasil, Colômbia , Costa Rica e México.

Em novembro de 2021, o trio se apresentou nas cidades de Cali e Bogotá, Colômbia, realizando concertos nos locais mais importantes, como os teatros Eliecer Gaitán, Jorge Isaacs e Planetário. A formação do trio foi liderada pelo professor, compositor, arranjador e violonista cubano Freddy Pérez que consolidou as bases do trabalho de montagem. Posteriormente, professores como Omán Kaminsky, Asako Arai, Wendy Holdaway, Ana María Tradatti, o prestigiado Quarteto Latino-Americano e o Quarteto José White enriqueceram essa formação.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação