Notícias

Toninho Horta, Juarez Moreira e Aliéksey Vianna abrem as comemorações de 10 anos do Festival Assad

Um dos maiores guitarristas de jazz do mundo, um instrumentista que é considerado um dos pilares da “Escola Mineira de Violão” e um especialista da guitarra clássica, serão os responsáveis por abrir a edição comemorativa de 10 anos do Festival Assad 2022- Um dos festivais de música instrumental mais relevantes do país – e que acontece entre os dias 27 e 31 de julho, em São João da Boa Vista/SP. O show de abertura com os grandes violonistas mineiros Toninho Horta, Juarez Moreira e Aliéksey Vianna terá início às 20h30 e os ingressos GRATUITOS poderão ser retirados a partir das 19h30, na bilheteria do Theatro. A programação completa pode ser conferida no site: www.festivalassad.com.br

TONINHO HORTA
Mineiro de Belo Horizonte/MG, Toninho é neto de João Horta, maestro de bandas e compositor de música sacra e popular do período do Barroco Mineiro. Aprendeu com sua mãe, que tocava bandolim, a tirar os primeiros sons no violão, aos 9 anos. A partir daí, com o incentivo do irmão mais velho, o contrabaixista Paulo Horta, aprendeu a batida da Bossa Nova e, aos 13 anos, compôs sua primeira música: “Barquinho Vem”, com letra de sua irmã Gilda Horta. Autodidata, se tornou profissional aos 16 anos, se apresentando em festivais e acompanhando cantores em programas de TV. Com sua participação em grandes festivais conquistou muitos fãs, inclusive compositores renomados e, assim, grandes cantores e solistas começaram a gravar suas composições.

JUAREZ MOREIRA

A música entrou muito cedo na vida de Juarez Moreira. Mineiro, de Guanhães, que por influência do pai, desde criança, já ouvia discos de Jazz, Bossa Nova e música brasileira produzida nos anos 1950. Autodidata, começou a tocar violão aos 12 anos. Na universidade cursou Engenharia Civil, mas abandonou o curso no último ano para dedicar-se exclusivamente à música. Apresentou-se ao lado de grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Wagner Tiso, Toninho Horta e Lô Borges. Nos últimos anos, tem se apresentado em diversos países como Estados Unidos, França, Venezuela, Portugal, Itália, Argentina, Venezuela e Finlândia, com shows e masterclasses. 

ALIÉKSEY VIANNA
Começou a tocar guitarra aos oito anos de idade. Aos doze, iniciou os estudos formais de violão clássico. Aos 18 anos, saiu do Brasil com bolsa para estudar com o professor Thomas Patterson na Universidade do Arizona, EUA, onde permaneceu por quatro anos.  

Aliéksey é bacharel pelo Conservatório de Música de San Francisco (classe de David Tanenbaum) e possui dois mestrados pela Musik Akademie der Stadt Basel (classes de violão clássico de Pablo Marquez e de guitarra-jazz de Wolfgang Muthspiel). Atualmente cursa doutorado em Pesquisa Artística no Programa docARTES do Instituto Orpheus em Ghent (Bélgica). Seu projeto de pesquisa, sobre improvisação de violão desacompanhado, é financiado pela CAPES e orientado pelos professores Frans de Ruiter (Promotor), Marcel Cobussen e Dusan Bogdanovic. Desde 2005, juntamente com Fernando Araújo e Juarez Moreira, também atua como diretor artístico do Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte/MG.

Sobre o Festival Assad – Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, é uma homenagem à Família Assad, natural de São João da Boa Vista/SP e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: Instagram/ Facebook/ Youtube.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSABoox Comunicação 11 97725-1277